EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE INVERNO 2017 DE CURSOS A DISTÂNCIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS – UNIGRAN

1. A Reitora do Centro Universitário da Grande Dourados, no uso de suas atribuições e, atendendo à legislação vigente, torna público que estão abertas as inscrições para os Processos Seletivos Tradicional e Continuado de cursos a distância, relacionados no item 5, do Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN - para ingresso no segundo semestre letivo de 2017.

2. DATAS E LOCAIS DE PROVAS
Os Processos Seletivos Tradicionais serão realizados nos dias:
Brasil: 27/05/2017, 10/06/2017 e 08/07/2017- sempre às 14h (horário local)
Europa: 03/06/2017- Contactar o polo para saber o melhor horário
Flórida: 03/06/2017- sempre às 14h (horário local)
Japão: 11/06/2017- sempre às 9h (horário local)

O Processo Seletivo Continuado, será realizado todas as quartas – feiras, às 19 horas e todos os sábados, às 14 horas, nos períodos de 31 de maio de 2017 a 30 de setembro de 2017.
As provas realizar-se-ão nos polos de apoio presencial da UNIGRAN, relacionados com endereço completo, no site www.unigranet.com.br,

3. INSCRIÇÕES:
As inscrições poderão ser realizadas no período de 08/05/2017 a 29/09/2017. Para inscrição no Processo Seletivo da UNIGRAN, serão exigidos os seguintes documentos: comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 35,00 (Valor para o Brasil). A inscrição para esse Processo Seletivo poderá ser efetuada sem procuração.

4. LOCAIS DAS INSCRIÇÕES:
Pelo site www.unigranet.com.br, com pagamento da taxa nas agências do Bradesco, ou em qualquer outra agência bancária, na UNIGRAN/ Dourados e na Rua Balbina de Matos, 2121,ou nos demais Polos.

5. CURSOS A DISTÂNCIA OFERECIDOS NESSE PROCESSO SELETIVO:

CÓDIGOS CURSOS/HABILITAÇÃO ATOS LEGAIS VAGAS Integralização semestres
023 Administração - bacharelado Rec. Portaria nº 251/2013 3000 8
103 Ciências Contábeis - bacharelado Rec. Portaria nº227/2013 3000 8
114 Educação Física - bacharelado Resolução CONSEPE Nº 10/2015 1000 8
093 Engenharia de Produção Resolução CONSEPE nº 02, de 31/01/2917 1000 10
123 Engenharia de Software Resolução CONSEPE nº 03, de 31/01/2017 1000 8
043 Geografia - licenciatura Resolução CONSEPE Nº 01/2016 1000 8
083 História - licenciatura Resolução CONSEPE Nº 02/2016 1000 8
063 Letras - licenciatura Rec. Portaria nº 227/2013 3000 8
073 Matemática - licenciatura Resolução CONSEPE Nº 03/2016 1000 8
053 Pedagogia - licenciatura Rec. Portaria nº 227/2013 1500 8
183 Serviço Social - bacharelado Rec. Portaria nº 227/2013 1500 8
293 Tecnológico em Agronegócios Rec. Portaria 718/2016 1000 6
343 Tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Rec. Portaria 227/2013 1500 5
244 Tecnológico em Estética e Cosmética Resolução CONSEPE nº01/2015 1500 6
373 Tecnológico em Gestão Comercial Resolução CONSEPE nº05/2016 1000 4
303 Tecnológico em Gestão de Marketing Resolução CONSEPE nº 04, de 31/01/2017 1000 4
353 Tecnológico em Gestão De Recursos Humanos Resolução CONSEPE nº05/2014 1500 4
313 Tecnológico em Gestão de Turismo Resolução CONSEPE nº08/2015 1000 4
363 Tecnológico em Logística Resolução CONSEPE nº07/2015 1500 4
163 Tecnológico em Negócios Imobiliários Rec. Portaria nº 42/2013 1000 4
273 Tecnológico em Produção Publicitária Rec. Portaria nº 42/2013 3000 4
383 Tecnologia em Processos Gerenciais Resolução CONSEPE nº06/2016 3000 4
323 Teologia - bacharelado Rec. Portaria nº 674/2013 1500 6

5.1 A cada processo seletivo, sucessivamente, serão utilizadas as vagas remanescentes do Processo seletivo anterior, resguardando-se sempre o número de vagas totais autorizadas.

6. PROVA
O Processo Seletivo Tradicional da UNIGRAN para cursos a distância, será realizado nos termos da legislação vigente e compreenderá a seguinte prova: Redação, cuja pontuação valerá de zero a 50 pontos.

7. CLASSIFICAÇÃO
A classificação, em rigorosa ordem decrescente, será determinada pelo total de pontos alcançados pelos candidatos, respeitando o limite de vagas de cada opção.
O candidato que obtiver nota zero na Redação, ou ainda, que deixar de comparecer, estará desclassificado. Para a prova de Redação, serão observados os seguintes critérios: a. Ortografia; b. Estruturação; c. Informatividade; d. Coesão; e. Coerência; f. Fidelidade à proposta temática; g. Número mínimo de linhas exigido. A prova de Redação, em Língua Portuguesa, terá os seguintes valores: "A"= 50 pontos; "B"= 40 pontos; "C"= 30 pontos; "D"= 20 pontos; "E"= 05 pontos; "F" =zero

8. MATRÍCULA
8.1. A matrícula para os alunos aprovados em 1ª chamada iniciar-se-á após a divulgação do resultado, o que ocorrerá até 5 dias após a data da realização da prova.
8.2. A não apresentação de documento hábil, que comprove a conclusão do ensino médio ou equivalente, ou o não comparecimento de alunos para proceder às suas matrículas nesse prazo, representará, automaticamente, a perda da classificação alcançada e, consequentemente, a perda do direito à vaga.
8.3. A equivalência de outros estudos ao do Ensino Médio como, por exemplo, o candidato que tenha concluído o ensino médio no exterior, deverá ser declarada pelo Conselho Estadual de Educação, antes da matrícula do candidato.
8.4. O uso de documento falso, como meio comprobatório de conclusão dos estudos de Ensino Médio, terá como consequência a nulidade e o cancelamento de todos os atos escolares praticados pelo interessado.
8.5. As matrículas que se façam por força de liminares concedidas em mandados de segurança ou em virtude de sentenças concessivas protocolizadas em primeira instância, ficarão na dependência do que venha a ser definitivo, decidido pelo Poder Judiciário. Cassada a liminar ou denegado o mandado, serão cancelados todos os atos escolares praticados, com respaldo naquele direito declarado inexistente.
8.6. Caso existam vagas remanescentes, serão oferecidas, sempre, em rigorosa ordem de classificação, aos demais candidatos, em dia e hora constantes em comunicado publicado pela Comissão do Processo seletivo tradicional de 2017.
8.7. Para melhor ordenar as matrículas quanto ao preenchimento dessas vagas remanescentes, a Comissão poderá optar pela publicação de listas subsequentes ou pela convocação dos candidatos para que compareçam em dia e hora determinados, onde serão chamados publicamente pela lista geral de opção e, assim sucessivamente, até que se completem as vagas.
8.8. As vagas remanescentes, verificadas nos primeiros dias de aula, decorrentes de cancelamentos de matrículas ou de desistência de alunos, serão preenchidas com convocação de candidatos classificados no Processo seletivo de Inverno, tradicional e agendado de 2017, dentro de suas opções.
8.9. Havendo ainda vagas, outras chamadas serão feitas até os primeiros vinte dias do semestre letivo, inclusive com candidatos classificados em outras opções, obedecendo sempre à ordem de classificação.
8.10. Não haverá matrícula condicional.
8.11. Não haverá, em hipótese alguma, revisão de provas, segunda época ou recontagem de pontos.
8.12. A Matrícula só é efetivamente confirmada/deferida pela Mantenedora, após o aceite dos documentos escolares e quitação da 1ª parcela da semestralidade escolar do aluno.
8.13. A Instituição pode indeferir o pedido de matrícula por razões de documentação incompleta, não assinatura do contrato de prestação de serviços educacionais, inadimplência na Instituição referente a anos anteriores, entre outras, no prazo de 30 (trinta) dias, contados da assinatura do requerimento de matrícula. O indeferimento deverá ser acompanhado de explanação das razões, restituindo-se o pagamento total efetivado na matrícula, no prazo máximo de 30 trinta dias do indeferimento.
8.14. O valor pago referente à primeira mensalidade será restituído ao aluno no caso de CANCELAMENTO DE MATRÍCULA, devidamente formalizado pelo (a) mesmo (a), junto à Secretaria da IES, no prazo máximo de 07 (sete) dias, contados a partir do início das aulas, nos termos do Art. 49 do Código de Defesa do Consumidor.

9. DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA

Calouros (1ª graduação)

  • 1 cópia da Certidão de casamento/nascimento
  • 1 cópia do RG
  • 1 cópia do CPF
  • 1 cópia do Título de eleitor
  • 1 cópia da Certidão de reservista
  • 1 cópia do Comprovante de residência (atualizado)
  • Histórico e Certificado do Ensino Médio (2º grau) - original ou cópia autenticada

Portador de diploma

  • 1 cópia da Certidão de casamento/nascimento
  • 1 cópia do RG
  • 1 cópia do CPF
  • 1 cópia do Título de eleitor
  • 1 cópia da Certidão de reservista
  • 1 cópia do Comprovante de residência (atualizado)
  • Histórico e Certificado do Ensino Médio (2º grau) - original ou cópia autenticada
  • Diploma da Graduação – original ou cópia autenticada
  • Histórico da Graduação - original ou cópia autenticada (para aproveitamento de disciplinas - são necessários também os planos de ensino/ementas das disciplinas originais)

Transferência externa

  • 1 cópia da Certidão de casamento/nascimento
  • 1 cópia do RG
  • 1 cópia do CPF
  • 1 cópia do Título de eleitor
  • 1 cópia da Certidão de reservista
  • 1 cópia do Comprovante de residência (atualizado)
  • Histórico e Certificado do Ensino Médio (2º grau) - original ou cópia autenticada
  • Histórico da Graduação - original ou cópia autenticada (para aproveitamento de disciplinas - são necessários também os planos de ensino/ementas das disciplinas originais)
  • Declaração de vinculo original ou copia autenticada (para transferência o acadêmico deve estar vinculado a outra Instituição)

Certidão de Estudos - para acadêmicos que querem transferir sem ter vinculo com a outra IES

  • 1 cópia da Certidão de casamento/nascimento
  • 1 cópia do RG
  • 1 cópia do CPF
  • 1 cópia do Título de eleitor
  • 1 cópia da Certidão de reservista
  • 1 cópia do Comprovante de residência (atualizado)
  • Histórico e Certificado do Ensino Médio (2º grau) - original ou cópia autenticada
  • Histórico da Graduação - original ou cópia autenticada (para aproveitamento de disciplinas - são necessários também os planos de ensino/ementas das disciplinas originais)
  • Certidão de estudos - original ou cópia autenticada

Enem

  • 1 cópia da Certidão de casamento/nascimento
  • 1 cópia do RG
  • 1 cópia do CPF
  • 1 cópia do Título de eleitor
  • 1 cópia da Certidão de reservista
  • 1 cópia do Comprovante de residência (atualizado)
  • Histórico e Certificado do Ensino Médio (2º grau) - original ou cópia autenticada
  • Boletim de pontuação do Enem

10. PROGRAMAS
Os cursos do Centro Universitário da Grande Dourados estão credenciados no Programa Universidade para Todos (ProUni) do MEC.
A Instituição reserva 5% das vagas para participantes com aproveitamento satisfatório no ENEM referente aos 03 últimos anos. O candidato que optar pela utilização da nota obtida no ENEM está dispensado da realização da prova do Processo Seletivo.

11. DISPOSIÇÕES GERAIS
11.1. Para fazer as provas do Processo seletivo tradicional, os candidatos deverão apresentar a Carteira de Identidade.
11.2. De acordo com o estabelecido pelo CONSEPE, os cursos oferecidos no Processo Seletivo Tradicional 2017 não serão implantados, caso o número de matrículas seja inferior a 50 alunos. Nesse caso, os candidatos inscritos nesses cursos terão direito de matricular-se em outros cursos de graduação da IES a distância, desde que tenham vaga ou solicitar devolução das quantias pagas nos termos deste edital, não cabendo ao aluno qualquer reclamação ou recurso.
11.3. Candidatos com necessidades especiais devem entregar, por escrito, no Polo de apoio presencial no qual se inscreveram, a descrição e a justificativa da necessidade específica, até 48 horas antes da data das provas do Processo Seletivo Tradicional.
11.4. O candidato usuário de aparelho auricular deverá comprovar sua necessidade, no dia da prova, por meio de atestado médico, para poder fazer uso do aparelho auditivo.
11.5. O candidato com necessidade especial que não informar, no ato de inscrição, não terá direito a atendimento ou condição especial para a realização da prova.
11.6. É vedada a inscrição de candidatos treineiros, isto é, que não tenham concluído o ensino médio.
11.7. É proibido o uso de telefone celular ou qualquer outro equipamento de comunicação externa durante o processo seletivo.
11.8. Não será permitida matrícula sem comprovante de conclusão do ensino médio.
11.9. O presente Processo Seletivo somente terá validade para o segundo semestre letivo de 2017.
11.10. O Ato de inscrição implicará em concordância, reconhecimento e aceitação, pelo candidato, de todas as condições previstas neste edital para o processo seletivo de inverno de 2017 e dos regulamentos da UNIGRAN, tanto para efeitos contratuais, quanto para efeitos legais.
11.11. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão do Processo Seletivo, não cabendo recursos às suas decisões.


Dourados, 20 de abril de 2017.
Rosa Maria D’Amato De Déa
Reitora